quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lula & Collor

A foto veiculada nos principais jornais de ontem (15/07/2009) em todo país demonstra um Presidente completamente mal assessorado em sua vida pública.
Em 1989, houve talvez a campanha mais desgraçada e ridícula que nós vimos neste país, com dois candidatos ( Lula X Collor) levando ao segundo turno ofensas pessoais, mentiras e fofocas para a casa de milhares de pessoas, e eu com apenas 9 anos de idade assisti a tudo pela tv.
O país elegeu o caçador de marajás, acreditou num presidente jovem e atleta, por sua vez ele foi até o povo, visitando milhares de cidades por todo o país, inclusive fui vê-lo aqui em Resende e o acompanhei pelas ruas da cidade até ao seu palanque montado a alguns km dali.
O país se iludiu, observou anos depois o engano cometido e agiu. Com o mesmo entusiamo que fui recepcioná-lo em 89, pintei a cara e cantei o Hino Nacional na principal praça da cidade em 92 indo a uma caminhada até a rua em que 89 ele discursara como o candidato do povo. E neste mesmo entusiasmo assisti em 29/09/1992 a sessão do Senado em que cassou seus direito políticos por 8 anos, fiz questão de ser telespectador da história no momento.
Conseguimos derrubar o Presidente da República dentro dos processos legais da democracia sem dar um tiro, quebrar patrimônio ou enfrentar a polícia. Uma atitude pacífica que serve de exemplo para o mundo inteiro.
Esta foto, jamais poderia ocorrer entre estes dois políticos. Não irei questionar as ofensas que Collor fez ao candidato Lula, não irei questioná-lo se ele o perdoou ou se frequenta a casa dele, isso para mim é problema pessoal deles. Porém Lula subiu ao palanque para incentivar a UNE a tirá-lo, sendo ele uma das lideranças, e em troca disso hoje tem o ex-presidente da UNE naquela ocasião o Ministro do Esportes, Orlando Silva. Repudio o Presidente no afeto público que demonstrou.
Lula em seu discurso em 14/07/2009 disse que um Presidente tem que investir também nos Estados governados pela oposição. Bravo!!! Aplausos para ele. Sinal de amadurecimento e exemplo para os próximos Presidentes. Mas abraçar e demosntrar publicamente afeto ou defender uma figura como o Senador e ex-presidente Fernando Collor de Melo, isso não é de seu direito perante a sociedade.
E ao Sr Orlando Silva, Ministro dos Esportes, tem o dever de repudiar publicamente esta atitude de seu chefe e no mínimo deixar o Governo em sinal de seu carater, isso se ele tiver personalidade compatível com a sua geração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário