quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Advogado do Diabo

. Permanência na Presidência do Senado por José Sarney é sem dúvida uma vitória do Presidente Lula, porém não irei condená-lo e sim pensarei como um político.
Em um país onde existem 5 séculos de exploração, o mais importante é governar, e não resolver 500 anos em 4, ou 8 anos que seja. O Estado não possui um plano na política interna, daí se abre espaço para os planos de governo. A necessidade de aliados se torna necessária sendo que históricamente tem sido eficiente.
Sarney quando foi Presidente da República tinha que engolir a seco o velho Ulysses Guimarães (Presidente da Câmara de 85 à 88) não porque era amigo dele e sim pois o velho feroz do MDB era essencial para manter sua governança e aprovação da Carta Magna do Brasil. Sem Ulysses, Sarney jamais conseguiria se manter no poder por tanto tempo.
Collor quis governar sózinho com o nanico PRN, deu no que deu!!!
Itamar entrou de gaiato porém tinha um grande ministro, FHC, e com ele a esperança e sucesso do Plano Real. Além disso FHC era o Tucanato por trás das cortinas.
FHC quando eleito, sempre tive dúvidas se o governo era Federalista Liberal ou Socialisda Democrático Brasileiro, de tão homogêneo suas declarações deste sobre aquele. Os tucanos sempre contavam com o PFL e era um escudo contra ACM. Foi assim no 1º e 2º mandato, sem este casamento jamais FHC conseguiria passar a reeleição.
O Preisidente Lula apenas faz com que a história se repita. É inimaginável a gestão petista sem o PMDB, e o PMDB é Sarney.
Gostaria de saber o porque Marina Silva demorou 30 anos para perceber isto e agora sair dizendo que o PT não serve a ela? Gostaria de saber o que o Suplicy pensa sobre o PT sem o PMDB?
Com Mercadante já caiu a ficha e entrou para o BBB 10. O Barbudo mandou, o Bigodinho obedeceu e o Bigódão agradeceu, e todos continuam como estão.
Mas do que necessário o PMDB como aliado para aprovar medidas, etc e etc, é preciso seu apoio para a Dilma, ou melhor dizendo, manter um gigante sem candidato próprio afim de que a única preocupação de Lula será mesmo com os tucanos. E é por isso que acredito que Marina não será Presidenta da República nem em 2010 nem daqui a 50 anos, ela pode ser motorista, mas não é uma boa piloto para manobrar a máquina nesta proeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário