quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Domingo, 8 de novembro de 2009


Há uma coisa que faço a muitos anos que é admirar o jornal impresso. O que hoje, eu tendo 31 anos é mais do que normal, sendo até necessário as leituras diárias, comecei cedo aos 11 anos apreciar as matérias por este meio de comunicação. Pois bem, mas este não é o motivo de minha descrição.
No domingo 08/11/2009, um dia pacato fiz o mesmo ritual de muitos anos, acordei e logo procurei visualizar as manchetes do dia. Não sei porque, mas acordei mais crítico e logo fui lendo e repensando, avaliando e questionando quatro das principais notícias. Equívoco, conincidência ou simples mal humor?
A primeira, é logo a manchete do dia: "89% da madeira do PA vem de área ilegal, diz estudo". Será que ainda é necessário publicar isto em primeira página?
Será que não se pode considerar quase 100% da madeira em um Estado amazônico sendo ilegal? Acho que 89% é pouco!
Mas tudo bem, continuei a visualização. A segunda notícia é: "Hacker invade computadores oficiais e pede US$350 mil." Eu não sei se imcrimino-o ou se bato palmas, porém é uma nova forma de "sequestro". Sequestrou a senha e queria esse valor para recolocar os sites no ar. Sequestro virtual.. Ahh se a moda pega.
Terceira notícia. "Uniban expulsa aluna hostilizada e a acusa de provocar assédio". É um caso que está ganhando bastante repercussão, e que não irei opinar. Porém acho um ato de coragem a Instituição tomar esta medida, já que a mídia além de colocar lenha na fogueira, tenta fazer a universitária de Maria Madalena.
E a última, em se tratando de mulheres também diz: "Não há mulheres na presidência das 100 maiores empresas do país." Isso sim a imprensa deveria considerar como preconceito, e não a matéria anterior. Em um país onde grandes nomes femininos ganham cenários na política, como Marina Silva, Dilma Roussef, Heloísa Helena, Ellen Gracie, entre outras, não é possível que as empresas ainda não quebraram este tabul.
Estas notícias, entre outras, estavam na primeira página do jornal impresso Folha de S.Paulo no dia 08/11/2009.

Um comentário: