segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resende já foi a Palestina






Em 1744, os bandeirantes receberam licença para sua expedição, que chegou à terra batizada, na ocasião, com o nome de "Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova", nos dias atuais, simplesmente Resende.
     
      Havia o desejo de aqui fixarem plantações variadas, fazer colônias e construir fábricas. Porém no local era habitado por outros povos, os Puris.
   
     Os índios puris, tinham aldeia onde hoje se localiza o bairro Montese na margem esquerda do rio, atual Rio Paraíba do Sul. E os bandeirantes se alojaram na localidade hoje é a área Rosário, margem direita do rio.
     
     Os Puris eram índios mansos, não tinham em sua tradição o combate com outros povos. Porém o imperialismo português saciava avançar por rios, campos e além montanhas em busca de enriquecer a coroa (britânica, que era mais esperta que a portuguesa e espanhola juntas).   
   
     Apesar das terras fartas de Resende e mananciais ricos, os portugueses tinham a necessidade de atravessar o val todas as noites e destruir as plantações e acampamentos indígenas e estes se sentindo ameaçados e injustiçados, atravessavam o val durante o dia afim de "cobrar" seus prejuízos.
     
     Era este o principal desejo dos bandeirantes, relatando isso a coroa, que lhe mandavam exércitos para combater o "mal" indígena que ameaçava a vila.
   
     Os índios puris foram cada vez perdendo seus territórios, sendo lançados por terras inférteis, eliminados por doenças, fome e desnutrição. Hoje se encontram extintos de suas terras.
     
    Se você que entendeu isso, troca-se a cidade de Resende, pela Palestina. Os bandeirantes pelos judeus, os Puris pelos palestinos, a coroa portuguesa por Israel e a coroa britânica pelos EUA. A estória é a mesma .







Nenhum comentário:

Postar um comentário